COLONOSCOPIA

COLONOSCOPIA

Cirurgia Geral
Irno Francisco Azzolini
Cirurgia Geral
CRM/PR 11198 RQE 5051/13497

Importante exame na prevenção e tratamento de doenças do aparelho digestivo.


A colonoscopia é um exame que permite a visualização minuciosa do aparelho digestivo. É indolor e realizado sob anestesia, com um aparelho de endoscopia (colonoscópio) fino e flexível, que se adapta perfeitamente na anatomia do intestino.

 

O exame serve para detectar diversas doenças do intestino, como colites, doença diverticular dos cólons, infecções, fístulas, sangramentos, úlceras, pólipos e câncer, entre outras afecções. Sintomas como dor, cólica na barriga, dor ao evacuar, diarreia, pus ou muco nas fezes, sangramentos, muitas vezes podem estar relacionados com os órgãos avaliados no exame de colonoscopia.

 

Além de detectar, o exame serve para tratar doenças como pólipos, câncer de intestino, sangramento, obstruções do intestino, dentre outros, também, serve para coleta de material (como biópsia) quando necessário. 

 

Os cuidados preventivos são de grande importância. Dentre as diversas medidas para cuidar de nossa saúde, não podemos nos esquecer das consultas médicas e exames de rotina. Consulte seu médico quando apresentar:

• Diarreia, constipação, presença de sangue nas fezes

• Perda de peso sem motivo

• Sensação de não esvaziamento do intestino

• Cólica e sensação de inchaço abdominal

 

Procure manter seu peso ideal, excesso de peso aumenta o risco de desenvolver doenças do aparelho digestivo; se exercite diariamente; tenha uma dieta rica em vegetais, frutas, grãos integrais e com pouca carne vermelha; evite fumar; se atente ao seu histórico familiar.

 

Cuide do seu intestino!