Odontologia e a harmonização facial

Odontologia e a harmonização facial

Revista SOS Saúde
IMPRENSA
Matéria de anunciante
A harmonização facial traz uma nova estrutura e sombras desenhando o rosto. Antes só conseguíamos corrigir com cirurgias e processos agressivos. Hoje há a opção de suspensões, com uma toxina que bloqueia os músculos, os levantando. Com a correção de lábios, gengivas, marcas de expressão, papadas, maxilar, mandíbula e dentes, é possível ficar anos mais jovem.
A Odontologia Estética na Harmonização Facial traz um conjunto de procedimentos estéticos que tem por objetivo harmonizar o sorriso esteticamente e funcionalmente com a boca e face, para atender a ansiedade e a expectativa das pessoas que buscam um ganho estético facial mais amplo, onde os dentes complementam o sorriso que completam o rosto, como um todo, a partir de uma visão mais aprofundada da face na busca de um equilíbrio funcional e estético integrado. Através deste novo conceito de tratamento odontológico, podemos observar que por exemplo, muitas vezes os dentes do paciente estão alinhados, mas os lábios apresentam-se irregulares ou a função muscular está em desequilíbrio gerando marcas de expressão como o sulco nasogeniano (“bigode chinês”) e aquelas ruguinhas em torno do lábios (o “código de barras”), daí a importância de um planejamento mais amplo envolvendo sorriso, lábios e músculos da face. Essas marcas em geral ocorrem devido ao envelhecimento natural e/ou com a perda de peso. Principalmente na região malar anterior, o que piora o sulco nasogeniano.

TOXINA BOTULÍNICA
O famoso Botox®, conhecida por disfarçar rugas de expressão e flacidez no rosto, é utilizada também no tratamento odontológico para a resolução dos casos de sorriso gengival, tratamento do bruxismo e dores de cabeça de origem odontológica, dentre outros, pois age paralisando o músculo, devolvendo-lhe o estado de normalidade. O procedimento é seguro e não há nenhum comprometimento motor da boca. É um tratamento simples, eficiente, feito em dez minutos com agulha fina e com alto grau de satisfação.
Pacientes que ao sorrirem mostram a gengiva em excesso - chamado sorriso gengival - podem se livrar da cirurgia nos casos em que a distância do lábio até a gengiva não exceda três milímetros. Uma pequena aplicação no músculo interno do buço, responsável por tracionar o lábio superior para cima, impede que ele suba, expondo menos a gengiva. A melhora do quadro é notória e não há perda de sensibilidade no lábio superior, nem a sensação de face paralisada. Assim, como acontece quando usado para fins estéticos, pela Medicina, a toxina botulínica na odontologia também tem duração de seis meses e precisa ser reaplicado para continuidade do bom resultado.

BICHECTOMIA
Nome dado a cirurgia para remoção da Bola de Bichat, uma estrutura gordurosa presente na região da bochecha. Quando aumentada, essa gordura pode alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado. Esse procedimento é feito sob anestesia local. A incisão é por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, e o procedimento dura em torno de 40min. O processo de recuperação é muito semelhante a extração de um dente do siso. Após a remoção, a Bola de Bichat não volta mais. Caso o indivíduo engorde irá ter aumento da gordura facial em outras regiões, mas não está associada a Bola de Bichat.
A cirurgia pode ser realizada após os 16-18 anos (com consentimento dos pais). Como é um procedimento de rejuvenescimento facial, pacientes com mais de 45-50 anos também tem o benefício de alcançar uma aparência mais jovial.

ÁCIDO HIALURÔNICO
Preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios e realçar o seu contorno. O lábio fica hidratado e sua duração é em média de 12 a 18 meses.
Um dos melhores e o mais seguro produto para o preenchimento facial é, sem dúvida, o ácido hialurônico, que é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo e está presente principalmente na pele. Tem como função reter água, conferindo hidratação e volume. Gradualmente, com o passar do tempo e o processo natural de envelhecimento, o ácido hialurônico se degrada e o organismo diminui sua capacidade de produção. O resultado é a perda de volume, de contorno e o aparecimento de rugas.


CliniDente Odontologia Especializada
Dr. Raphael Y. Koyama |Cirurgião-Dentista | CRO/RS 21588
Dra. Janara Strapazzon |Cirurgiã-Dentista e Resp. técnica | CRO/RS 21106
Farroupilha/RS - 54 3261.6070
Bento Gonçalves/RS - 54 3702.0308