QUAL A MELHOR IDADE PARA INICIAR A ORTODONTIA?

QUAL A MELHOR IDADE PARA INICIAR A ORTODONTIA?

Odontologia
Graziela Moro
Odontologia
Odontologia

Ortodontia Preventiva: Como o nome já diz, tem caráter de prevenção de algum problema. O tratamento é iniciado durante a fase dos dentes de leite, podendo ser realizado desde os 3 ou 4 anos até os 7 anos de idade. Previne e trata alterações de desenvolvimento dos dentes e alterações do desenvolvimento do crescimento facial e também ajuda na eliminação de hábitos como a respiração bucal e a sucção de dedos.

Ortodontia Interceptiva: Ortodontia Interceptiva é o tratamento feito durante a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Inicia-se, geralmente, após os 7 anos de idade, e pode ser realizada até os 14 anos, dependendo sempre de cada caso.

É um tipo de tratamento muito importante, pois permite estabelecer a posição correta e mais adequada dos dentes permanentes antes da inteira formação óssea, sendo assim, um tratamento mais rápido e menos invasivo.

Os aparelhos mais utilizados nesses casos são os ortopédicos. Estes geralmente são móveis e tratam problemas de mordida causados por alterações no crescimento e desenvolvimento dos ossos da face.

Ortodontia Corretiva: A Ortodontia Corretiva é o tratamento realizado após o nascimento de todos os dentes permanentes, se iniciando dos 12 anos e sem idade máxima para intervenção.

Idade mínima: A idade mínima depende de cada caso. Assim que for detectado algum problema na criança, como por exemplo, um problema ósseo, como uma mordida aberta ou cruzada, o aparelho deve ser instalado o mais rápido possível. Mas para isso é importante lembrar que a criança precisa ter maturidade suficiente e estar disposta a usar o aparelho, colaborando com o tratamento.

ODONTOPEDIATRIA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS CRIANÇAS

A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal de bebês, crianças e, até adolescentes. Hoje em dia já se sabe que muitos medos de adultos em relação a ida ao dentista se deram por experiências negativas aos quais os mesmos tiveram no passado. Desta forma o odontopediatra está preparado para trabalhar com a criança de uma forma lúdica, tendo maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura e acabe se tornando um momento de interação muito prazeroso para os pais e filhos.

O principal foco da odontopediatria é promover a consciência sobre a importância de criar hábitos saudáveis da criança, para que sejam mantidos ao longo da vida, além disso, a prevenção consiste também em orientar as gestantes. As mães sempre devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento dos bebês.

Quando deve acontecer a primeira visita à odontopediatra?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza que até 1 ano de idade todas as crianças já devem ter tido o primeiro contato com o dentista, este acompanhamento é necessário para um bom desenvolvimento dos aspectos fisiológicos de cada fase com a orientação desde higiene, alimentação, cuidados e prevenção dos pequenos além de criar um vínculo de confiança com os profissionais. Ou seja, quanto mais cedo, melhor!


Graziela Moro Odontologia Integrada

Dra. Graziela Moro Cirurgiã-Dentista CRO/RS 15474 | Esp. em Ortodontia

Dra. Talita Postingher Cirurgiã-Dentista CRO/RS 20950 | Esp. em Odontopediatria

Bento Gonçalves/RS  54 3701.2165