ACUPUNTURA E PSICOLOGIA

ACUPUNTURA E PSICOLOGIA

Acupuntura
Revista SOS Saúde
IMPRENSA
Matéria de anunciante
O equilíbrio entre o corpo e a mente!
A acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e é uma técnica disseminada por muitas civilizações e pelo mundo todo. Na acupuntura avaliamos o ser humano através do estado energético de seus órgãos e vísceras. No ser humano tudo é energia e vibração, e a interação de todas as energias é o que permite a vida. A explicação para o sucesso do tratamento está no fato de a acupuntura corrigir o desequilíbrio energético instalado no organismo.
Sem contraindicações a acupuntura pode melhorar sintomas de quem sofre de problemas tanto físicos como psicológicos e este resultado é em razão da melhora do fluxo sanguíneo e também da estimulação do sistema imunológico, assim podemos através da acupuntura tratar sintomas relacionados ao sistema nervoso, ao aparelho digestivo, geniturinário, ao sistema ósseo, muscular e a pele como em alergias tanto de etiologia física como psíquica.
Diferente do medicamento que age sobre a doença, no tratamento com a Acupuntura a visão é para o paciente e não para a doença, ou seja, cuidamos do paciente como um todo buscando harmonizar a sua energia.
Em algumas doenças preexistentes e graves como câncer por exemplo a acupuntura não é capaz de proporcionar a cura, mas através da diminuição dos efeitos colaterais tanto da doença como dos tratamentos convencionais podemos reduzir sintomas e com isso proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.
Para fazer acupuntura basta querer MUDAR A SUA QUALIDADE DE VIDA, não há contraindicação quanto a idade e até mesmo gestantes podem e devem fazer afinal os benefícios são enormes!
Por outro lado, a Psicologia vem contribuir com um estudo aprofundado da relação entre a mente e o corpo, e em vários outros aspectos de natureza emocional, comportamental, experiências vividas, a maneira como o ser humano funciona, se comporta, pensa, planeja e tira conclusões. Uma das funções da psicologia é entender tais processos. 
As emoções sejam elas positivas ou negativas mexem profundamente com o interior do corpo, fazendo com que ele libere diversos hormônios, para ocasionar um aumento de energia, motivação e possibilitar o enfrentamento da situação. 
A psicologia dentro de todo o seu universo teórico tem ajudado ao demonstrar a íntima associação existente entre mente e corpo e na ligação entre algumas perturbações orgânicas e os aspectos de natureza emocional, subjetiva do indivíduo. Pensamentos e emoções influenciam diretamente a força vital, crescendo ou paralisando o fluxo de energia pelo corpo. Todo esse processo mostra que o psiquismo não pode ser separado dos órgãos e vice-versa
A aproximação entre a acupuntura e a psicologia vem a contribuir na compreensão de fatores relacionados às patologias mentais e no equilíbrio emocional, permite também compreender e tratar o indivíduo como um todo.

Autoras: Carla Perusso de Marchi - Acupunturista e 
Leandra M. Passini - Psicóloga | CRP 08/25760

ADAPTA
CLÍNICA ESPECIALIZADA
Fisioterapia | Ergonomia | Terapias Especializadas