OTITE MÉDIA AGUDA

OTITE MÉDIA AGUDA

Otorrinolaringologia
Márcio Pedro Martins
Otorrinolaringologia
CRM/PR 14832 RQE 12667
A otite média aguda (OMA), é uma inflamação, infecciosa da orelha média, que inclui também a tuba auditiva e a mastóide, é uma das doenças mais frequentes nas crianças, principalmente após o período neonatal até os dois anos de idade, afetando também menos comumente, adolescentes e adultos.

Nas crianças, as tubas auditivas, que fazem a ligação da orelha com o nariz, são mais estreitas e têm posição mais horizontal, o que dificulta a drenagem de secreções e favorece a migração de micro-organismos infecciosos das vias respiratórias para a orelha. Além disso, elas ainda estão com o sistema imunológico em desenvolvimento e costumam ficar por mais tempo em locais fechados com aglomerações (como creches e escolas), o que facilita a transmissão de vírus e bactérias. Crianças também têm adenoides proporcionalmente maiores que os adultos, o que facilita o bloqueio das tubas auditivas e acúmulo de secreções.

Os sintomas em bebês e crianças começam com elas puxando ou coçando a orelha, problemas de audição, febre, drenagem do ouvido, irritabilidade e vômito. Em crianças mais velhas e adultos, os sintomas incluem dor de ouvido, problemas de audição, ouvido tapado ou pressão no ouvido, febre, drenagem do ouvido, tonturas e perda de equilíbrio e náusea ou vômito.
Sintomas sem dor ou febre também podem significar que há líquido no ouvido e devem ser analisados.

O risco de otite média aguda pode ser reduzido pelas vacinações rotineiras da infância contra pneumococos (com vacina pneumocócica conjugada), Haemophilus influenzae tipo B (HiB) e gripe (influenza). Os bebês não devem adormecer com uma mamadeira uma vez que isso faz com que o líquido escorra facilmente da trompa de Eustáquio para o ouvido médio. O fumo passivo pode aumentar o risco, logo, as pessoas não devem fumar, especialmente em casa ou próximo a crianças

Na maioria das vezes, o tratamento é feito com uso de antibióticos, mas somente um otorrinolaringologista poderá recomendar.

Dr. Márcio Pedro Martins
Otorrinolaringologia  
CRM/PR 14832 | RQE 12667
 
Clínica Cirúrgica de Olhos
46 3524.1183
Rua Palmas, 2140- B. Nossa Senhora Aparecida - Francisco Beltrão/PR
46 3536.2020
Rua Castro Alves, 52 - Centro - Dois Vizinhos/PR