OFTALMOLOGISTA:  A PRIMEIRA CONSULTA DEVE SER AOS 6 MESES!

OFTALMOLOGISTA: A PRIMEIRA CONSULTA DEVE SER AOS 6 MESES!

Oftalmologia
Marcelo Kureski
Oftalmologia
CRM/PR 12703 - RQE 4420
Diferente do que a maioria pensa, esperar até a fase escolar não é a melhor opção.

O desenvolvimento visual acontece com maior intensidade até os 3 anos e se completa por volta dos 7. Assim, é muito importante que a criança vá periodicamente às consultas com o oftalmologista.

É preciso que os pais fiquem de olho para perceber se seu filho não tem problemas para enxergar. Algumas atitudes muito comuns da miopia ou astigmatismo, por exemplo, são: se aproximar muito para ver algo, levantar do lugar na sala de aula e ir próximo à lousa para enxergar, perder o interesse por coisas que goste muito ou girar a cabeça.

Já o estrabismo é facilmente reconhecido, já que o olhar da pessoa fica desviado pelo desalinhamento dos eixos visuais. Até os 6 meses de idade, às vezes acontecem alguns estrabismos oscilantes, esses são considerados normais. Porém, um estrabismo constante, que está sempre ali, deve ser tratado.

Existem também problemas na visão que acontecem em apenas algumas épocas no ano. A primavera e inverno, por exemplo, são períodos do ano muito secos e isso pode deixar o olho sensível. 

As alergias têm sintomas muito claros. Os olhos ficam vermelhos, inchados, com secreção e coçam. Para melhorá-las, é necessário manter os ambientes sempre limpos, colocar peças de roupa no sol, evitar excesso de tecidos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia e deixar os olhos sempre hidratados com colírio. Já as conjuntivites deixam os olhos vermelhos, lacrimejando, com coceira e para preveni-las, é preciso ficar de olho na higiene pessoal e lavar muito bem as mãos do seu filho.

Qualquer que seja o caso, o oftalmologista deve ser procurado. Recomenda-se uma consulta aos 6 meses e, depois anualmente. A prevenção e o tratamento precoce garante o desenvolvimento visual adequado.

Fonte: https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/oftalmologista-a-primeira-consulta-deve-ser-aos-6-meses/

Dr. Marcelo Luiz Kureski

Oftalmologista            

CRM/PR 12703 | CRM/SC 8294 | RQE 4420

 

Clínica Cirúrgica de Olhos

46 3524.1183

Rua Palmas, 2140- B. Nossa Senhora Aparecida - Francisco Beltrão/PR

46 3536.2020

Rua Castro Alves, 52 - Centro - Dois Vizinhos/PR