VACINA pentavalente e hexavalente, VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

VACINA pentavalente e hexavalente, VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

Pediatria
Revista SOS Saúde
IMPRENSA
Matéria de anunciante

Nos primeiros meses de vida do seu bebê, a vacinação é essencial para protegê-lo de diversas doenças que podem surgir nesse período. A Clínica de Vacinas Doce Gotinha segue o calendário de vacinas do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), com a segurança necessária e benefícios para toda sua família.

Entre as primeiras vacinas que devem ser aplicadas aos 2 meses, surgem muitas dúvidas sobre a diferença entre a rede particular e a rede pública. Neste texto falaremos sobre uma das principais vacinas aplicadas e sua grande diferença. Ambas são seguras e protegem a saúde de seu bebê e criança, porém, há benefícios nas vacinas da rede privada. Saiba quais são essas diferenças e entenda como isso afeta a saúde do seu filho.

DIFERENÇAS DAS VACINAS:

PENTAVALENTE + VIP (REDE PÚBLICA)

• Rede pública: são duas vacinas (PENTAVALENTE + VIP):

PENTAVALENTE (DTP + HIB + HEP B): previne contra 5 tipos doenças, a difteria, tétano, coqueluche (tosse seca causada pela bactéria Bordetella Pertussis), Haemophilus influenzae b e hepatite B.

VIP (Salk VIP): previne contra a poliomielite. É aplicada intramuscular até 12 meses de vida, após esta idade ela é dada em forma de gotinha (Sabin ou VOP) a qual entra como um reforço aos 15 meses.

Administradas aos 2, 4 e 6 meses de vida, com intervalo entre as doses de 60 dias e mínimo de 30 dias. O primeiro reforço é realizado aos 15 meses de idade e o segundo reforço aos 4 anos (com a DTP). A idade máxima para administrar esta vacina é aos 6 anos, 11 meses e 29 dias.

OBS: As duas vacinas da rede pública, são feitas sob a forma de VÍRUS ATIVADO, VIVO, podendo causar mais reações no bebê, como febre alta, convulsão, inchaço no local da aplicação, irritação, dor, diarreia, etc. Acometendo, principalmente, crianças mais frágeis, como prematuros. A criança que teve alguma reação forte em algumas das aplicações, se possível, deve-se realizar as próximas aplicações com a vacina da rede particular (Hexavalente), para evitar mais complicações futuras.

 

HEXAVALENTE (REDE PRIVADA)

• Rede particular: apenas uma vacina (HEXAVALENTE):

HEXAVALENTE (DTPa + HIB + HEP B + VIP): ela substitui as duas vacinas do posto (PENTA+VIP). Protege contra as doenças, da difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza B, hepatite B e a poliomielite (VIP). Assim eliminando uma das “picadas”. Mas o grande diferencial desta vacina da rede particular, é que ela é feita na forma INATIVA, ou seja, NÃO CONTÉM VÍRUS VIVO, o que causa menos reações no bebê (reações quase inexistentes).

Administradas aos 2, 4 e 6 meses de vida, com intervalo entre as doses de 60 dias e mínimo de 30 dias. O primeiro reforço é realizado aos 15 meses de idade e o segundo reforço aos 4 anos (com a DTPa, diferente a rede pública, esta vacina é acelular e inativada, para não causar dor e febre). A idade máxima para administrar esta vacina é aos 6 anos, 11 meses e 29 dias.

OBS: A Clínica Doce Gotinha aplica a vacina HEXAVALENTE ACELULAR, que protege o bebê contra as seis doenças citadas acima. Trata-se de uma VACINA INATIVADA, portanto, não tem como causar a doença e causa MENOS REAÇÕES, isso acontece por ser acelular, ou seja, sua célula é quebrada, sendo mais purificada, evitando reações como febre, choque hipotônico e náuseas. Diferente da PENTAVALENTE do posto, a qual é feita a partir de células inteiras da bactéria, podendo causar reações fortes.

VACINEI NO POSTO, MAS QUERIA VACINAR NO PARTICULAR, POSSO?

PODE! As vacinas são intercambiáveis e isso significa que você pode começar o esquema no público e passar pro particular, e vice-versa. Em algumas vacinas isso não é recomendado!

Com a falta da pentavalente na rede pública, as mamães podem fazer a Hexavalente, na rede particular. Só devem lembrar, que a vacina HEXA contém a poliomielite (VIP ou VOP) em sua composição, assim, não é necessário aplicar a poliomielite no posto. Caso já tenha aplicado a poliomielite na rede pública, não tem problema, mas você deve aguardar um intervalo de 30 dias para poder realizar a Hexavalente na rede privada.

VACINA HEXAVALENTE 6 IMUNIZAÇÕES COM UMA SÓ “PICADINHA”


Doce Gotinha Clínica de Vacinas

SMOeste/SC - 49 3622.6660