POR QUE MANIPULAR UM MEDICAMENTO?

POR QUE MANIPULAR UM MEDICAMENTO?

SOS SAÚDE
Revista SOS Saúde
IMPRENSA
Matéria de anunciante

O medicamento manipulado é personalizado e artesanal. A maioria das pessoas tem dúvidas quanto a sua eficácia e confiabilidade, no entanto, ele tem os mesmos benefícios que os medicamentos industrializados, pois são feitos com os mesmos insumos que as indústrias farmacêuticas utilizam, só que em menor escala.

 QUAIS AS VANTAGENS DE MANIPULAR UM MEDICAMENTO?

Economia: Como são prescrito e preparado nas quantidades e doses exatas para a necessidade do paciente, os medicamentos manipulados proporcionam maior economia, pois se evita sobras e desperdícios, diminuindo o custo do tratamento em até 20%. Assim, economicamente falando, o manipulado destaca-se com a preparação individual e o industrializado em larga escala!

Segurança: Todos os processos seguem normas de Boas Práticas de Manipulação determinadas pela ANVISA e devem atender rigorosamente às resoluções e normas pertinentes, garantindo uma medicação segura e eficaz, dessa forma, todos os insumos farmacêuticos adquiridos passam por um rigoroso processo de controle de qualidade interno.

Personalização: Exclusivo do paciente, o medicamento é dispensado com rótulo onde identifica todas as informações pertinentes ao paciente, como: nome do indivíduo, nome do médico, número de registro da receita, data de fabricação e validade, descrição completa da fórmula, posologia e identificação da farmácia e do farmacêutico responsável.

 Associação de Medicamentos: A manipulação possibilita ao profissional prescritor associar substâncias que tratam diferentes necessidades numa mesma formulação, desde que não haja incompatibilidade entre os princípios ativos, facilitando a adesão do paciente ao tratamento pela comodidade na administração.

Formulações Diferenciadas: Outra grande vantagem é a forma farmacêutica. Pode ser em cápsulas, suspensão, soluções, cremes, saches, gomas, pastilhas e etc. Pacientes como idosos, bebês, crianças, ou portadores de outras necessidades especiais, até mesmo animais, podem beneficiar-se de formas farmacêuticas diferenciadas, uma vez que a manipulação viabiliza, por meio da sua flexibilidade, fórmulas individualizadas.

ATENÇÃO FARMACÊUTICA

A assistência farmacêutica permite ao paciente obter todas as informações e orientações necessárias sobre a sua receita, seu medicamento ou outro produto de saúde. E, portanto, na Cima Fórmulas a atuação do farmacêutico vai além do preparo, testes de qualidade e dispensação, existe o contato entre farmacêutico e prescritor, rotina indispensável na segurança e eficácia do tratamento.


Cima Fórmulas

Claudia Cima - Farmacêutica - CRF/SC 7666

São Miguel do Oeste/SC 49 3622.6017