Facetas de Porcelana

Facetas de Porcelana

Nilson Bordin
Odontologia
CRO/PR 14883
Mas, afinal, o que são as facetas de porcelana e quando são indicadas?
As facetas são peças bem finas de porcelana que podem recobrir os dentes frontais (tanto na parte superior, como inferior) dos pacientes. Esse revestimento é muito natural, copia as características dos dentes, melhorando o sorriso e revertendo pequenas imperfeições.
É indicado, portanto, para aquelas pessoas que desejam melhorar o sorriso, mas que possuem grandes problemas a serem corrigidos, sendo recomendado para quem quer:
• Torna os seus dentes mais brancos, retirando manchas aparentes;
• Corrigir pequenas falhas, como diastemas;
• Corrigir dentes desgastados e menores do que o ideal.
As facetas podem corrigir problemas de posicionamento de até 1mm, não sendo aconselhadas para questões maiores, já que, nesses casos, podem causar problemas funcionais futuros.
Por isso, antes de optar por esse tratamento, é indispensável passar por uma análise criteriosa com um cirurgião-dentista experiente em realizar esse tipo de procedimento.

Porque optar pelas Facetas de Porcelana?
As facetas de porcelana apresentam muitas vantagens e, por isso, o tratamento com elas é o método preferido de quem busca modificar o seu sorriso. Veja alguns dos benefícios:
Melhora a estética do seu sorriso – O uso das facetas é capaz de corrigir vários pequenos problemas que, quando juntos, podem deixar o seu sorriso desarmônico. Mesmo naqueles casos um pouco mais difíceis, como de manchas causadas por uso de antibióticos (que não atingem bons resultados com o clareamento), as facetas conseguem resolver e melhorar a estética geral dos dentes.
Não causa dificuldade ao paciente – Muitas pessoas escolhem facetas por acreditarem que o tratamento é longo e complexo. E isso não é verdade. Na realidade, para a colocação das facetas, apenas são necessários pequenos desgastes nos dentes, que não causam dor e nem incômodo.
Brilho e cor se mantêm por anos – As facetas de porcelana são bastante duráveis e podem manter a cor e o brilho por anos. Isso se deve, principalmente, á evolução dos tratamentos odontológicos, com o uso de materiais de qualidade elevada que são bem resistentes às manchas e garantem estabilidade de cor.
Aparência natural – As facetas são produzidas a partir de moldes dos seus dentes e de uma análise do seu sorriso, garantindo que as suas características essenciais serão mantidas, apenas melhorando o seu aspecto.
Alta durabilidade – As facetas apresentam uma alta durabilidade, desse que, claro, aplicadas por um cirurgião-dentista de confiança. A princípio, porém, é necessário que o paciente agende retorno a cada 6 meses para acompanhar a evolução do tratamento.

Como as Facetas de Porcelana são colocadas nos dentes?
Antes de qualquer passo, o seu cirurgião-dentista fará um bom planejamento do seu tratamento. Essa é uma etapa fundamental já que, muitas vezes, o uso da faceta de porcelana é irreversível. Assim é essencial ser realizado por um profissional que tenha conhecimento.

Faceta de Porcelana e Lente de Contato
Dental: Qual a diferença?
Embora ambos os tratamentos visem revestir os dentes do paciente com uma camada de porcelana, existem algumas diferenças entre um método e outro que precisam ser entendidas.
As lentes de contato vieram depois das facetas e por isso são consideradas opções mais modernas. A principal diferença está na espessura das lâminas de porcelana, sendo que as lentes são mais finas.
Essa diferença faz com que, para sua aplicação, o desgaste nos dentes seja mínimo (e às vezes até desnecessário), tornando a técnica menos invasiva e uma solução para casos mais complexos. Porém definir a técnica mais recomendada dependerá muito da análise do seu cirurgião-dentista. Outro fator que pode influenciar no resultado final é a qualidade da porcelana usada.
Após o tratamento é necessário que o paciente tome alguns cuidados para manter a durabilidade e a beleza. A higiene adequada é extremamente importante para evitar o acúmulo de placas bacterianas.
Assim como todos os tratamentos, as facetas também possuem contraindicações, devendo ser evitadas por pacientes com dentes muito comprometidos por cáries ou com restaurações profundas. Também não é recomendada para pacientes com uma mordida desequilibrada ou problemas gengivais.
.
.
Dr. Nilson Bordin
Cirurgião-Dentista I CRO/PR 14883
📍Bordin Odontologia – Pato Branco/PR
📲46 3225.5552