TRATAMENTO DA PERDA AUDITIVA

TRATAMENTO DA PERDA AUDITIVA

Fonoaudiologia
Revista SOS Saúde
IMPRENSA
Matéria de anunciante

A perda da audição influência de maneira negativa nas relações psicossociais do indivíduo. Fazendo com que a pessoa se afaste do seu convívio social e sentindo por vezes vergonha da sua condição e da limitação que o problema traz, transformando o uso do aparelho auditivo na forma de tratamento fundamental. No entanto, o preconceito que percorre sob o aparelho auditivo ainda assusta alguns pacientes, com isso o uso do aparelho muitas vezes não é feito de imediato. Porém com as novas tecnologias, os aparelhos estão em constante evolução, tornando seu uso discreto e de fácil adaptação.

O aparelho auditivo como forma de tratamento favorece a neuroplasticidade cerebral, reservando o entendimento das palavras, e proporcionando bem-estar ao indivíduo, possibilitando ainda o melhor convívio com as pessoas ao seu lado, já que com sua audição em tratamento, a interação com os demais indivíduos a sua volta aumentará progressivamente, favorecendo as relações familiares, sociais e com atividades comuns do dia a dia.

É muito comum dentre os pacientes ainda existir uma visão retrograda quanto à tecnologia dos aparelhos, que hoje são discretos, pequenos e muitas vezes imperceptíveis, o que facilita seu uso e aceitação não só esteticamente, mas também na qualidade sonora. O tratamento inclui também um software, utilizado pelo Fonoaudiólogo durante o tratamento que testará e ajustará os diferentes níveis de perda do paciente. Além de utilizar acessório como conectores via Bluetooth que podem ser escolhidos para facilitar e potencializar o processo de adaptação.

Para selecionar o aparelho auditivo e a tecnologia empreendida é necessário que haja a indicação de um profissional especializado, o fonoaudiólogo, que baseado no exame de audiometria começará o processo de adaptação, no qual serão realizados os ajustes e orientações necessárias para que o usuário faça um bom aproveitamento do aparelho auditivo, melhorando sua habilidade para o entendimento da fala e prover adequadamente a amplificação nas frequências debilitadas.

A PROSOM Aparelhos Auditivos trabalha com a marca Audio Service,  uma empresa do grupo Sivantos com mais de 35 anos de experiência no mercado, considerada na Alemanha como número 01. Além de oferecer produtos de alta qualidade a marca preocupa-se em buscar inovações para atender as necessidades individuais de cada paciente. Somos distribuidores exclusivos da Audio Service, uma marca Premium.

Um dos lançamentos mais recentes é o quiX-Cic instantâneo que vem com uma proposta para atender a perda auditiva leve e moderada. Os pacientes de perda leve geralmente não procuravam adaptação, pois desanimavam do tratamento quando lhes eram apresentados aparelhos auditivos que ficavam mais visíveis na orelha, já o quiX é discreto, e não necessita de pré-moldagem, podendo ser adaptado imediatamente na orelha do paciente.


Cliof Clínica do Ouvido e da Fala

PROSOM Aparelhos Auditivos

Pato Branco/PR - 46 3025.2338

Luciana Navarini - Fonoaudióloga | CRFa 6415-PR - Resp. Técnica

Mariane T. S. G. Wulff - Fonoaudióloga | CRFa 3-10912